O
Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o
movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda
metade do século XVIII. O nome faz referência à Arcádia, região do sul
da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas
(filho de Zeus e Calisto).
Denota-se, logo de início, as referências à mitologia grega que perpassa o movimento.
Profundas mudanças no contexto
histórico mundial caracterizam o período, tais como a ascenção do
Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ciências.
Na América do Norte, ocorre a Independência dos Estados Unidos, em
1776, abrindo caminho para vários movimentos de independência ao longo
de toda a América, como foi o caso do Brasil, que prsenciou inúmeras
revoluções e inconfidências até a chegada da Família Real em 1808.
O movimento tem características
reformistas, pois seu intuito era o de dar novos ares às artes e ao
ensino, aos hábitos e atitudes da época. A aristocracia em declínio viu
sua riqueza esvair-se e dar lugar a uma nova organizaçõ econômica
liderada pelo pensamento burguês.
Ao
passo que os textos produzidos no período convencionado de Quinhentismo
sofreram influência direta de Portugal e aqueles produzidos durante o
Barroco, da cultura espanhola, os do Arcadismo, por sua vez, foram
influenciados pela cultura francesa devido aos acontecimentos movidos
pela burguesia que sacudiram toda a Europa (e o mundo Ocidental).
Segundo o crítico Alfredo Bosi em seu livro História Concisa da Literatura Brasileira (São Paulo: editora Cultrix, 2006) houve dois momentos do Arcadismo no Brasil:
a) poético: retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos, e valorização da natureza e da mitologia.
b) ideológico: influenciados pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.
Seus
principais autores são Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga,
Basílio da Gama e Santa Rita Durão. No Brasil, o ano convencionado para
o início do Arcadismo é 1768, quando houve a publicação de Obras, do poeta Claudio Manoel da Costa.
Arcádia Ultramarina
Trata-se de uma sociedade literária
fundada na cidade de Vila Rica (MG), influenciada pela Arcádia italiana
(fundad em 1690) e cujos membros adotavam pseudônimos, isto é, nomes
artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina. Por isso
que alguns dos principais nomes do Arcadismo brasileiro publicavam suas
obras com nomes inspirados na mitologia grega e romana.
Principais características
- inspiração nos modelos clássicos greco-latinos e renascentistas, como por exemplo, em O Uraguai (gênero épico), em Marília de Dirceu (gênero lírico) e em Cartas Chilenas (gênero satírico);
- influência da filosofia francesa;
- mitologia pagã como elemento estético;
- o bom selvagem,
expressão do filósofo Jean-Jacques Rousseau, denota a pureza dos
nativos da terra fazem menção à natureza e à busca pela vida simples,
bucólica e pastoril;
- tensão entre o burguês culto, da cidade, contra a aristocracia;
- pastoralismo: poetas simples e humildes;
- bucolismo: busca pelos valores da natureza;
- nativismo: referências à terra e ao mundo natural;
- tom confessional;
- estado de espírito de espontaneidade dos sentimentos;
- exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza.
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