terça-feira, 30 de outubro de 2012

82 - AULA 31/10 TRADUÇÃO DE TEXT0

 ATENÇÃO TURMA 82. Neste dia 31/10 traduzam o texto abaixo. Em duplas e esse pequeno trabalhinho valerá 15 pontos para a nota do 3º Trimestre.
One kiss and Good Luck... Prof: Melissa




 REVEILLON
Hi people! I´m glad to be back.
Moving on, I decided to write to you about the great tourist attraction which marks the turning of the year in Rio: New Year´s Eve in Copacabana.
During this true festival of peace, several millions of people come together each year on December 31, the vast majority dressed in white, to await the arrival of the New Year which is marked with a massive and unforgettable spectacle of fireworks displayed at midnight. Interwoven throughout the New Year celebrations are the religious and mystic aspect of a number of Brazilians which have as one of their gods, the queen of the sea, Iemanjá whose feast day is celebrated with the turning of the year. Thousands of offering of candlelight are thrown out into the surf to pay homage to Iemanjá.
All the hotels get ready for the great party, by preparing sophisticated meals and offering ultimate hospitality to the tourists. Most residents take to the streets to mingle and have fun by watching the fireworks from the beach. Indeed, this is the planet´s greatest fireworks show that is really worth seeing.
Apart from Copacabana, Rio´s city hall organizes festivities in other parts of the city, such as in Flamengo Park, Leblon and Barra beaches, in downtown, and in the western and northern zones. In other words, all except those going to private parties come out to celebrate in the streets.
The party goes on into the early hours and the festive climate which started in mid December, continues until the end of summer.
Read more about this in: Rio Convention Bureau
See you next week.

INGLÊS - 1ºs ANOS - PLURAL




Passe para o plural os substantivos inidicados entre parênteses:

1.
Walbert and Ana are good _______ (teacher )

2. They are good _______ (teacher )

3. Oscar and Joana are my _______ (cousin )

4.I put my 6 _______ (pencil ) on the desk yesterday morning

6. The _______ (glass) are in the kitchen near the yellow cup.

7. These are my new _______ (dish ), please take care of them.

8. Luan and Maurício are young _______ (man )

9. Marta and Cristina are young _______ (woman )

10. The _______ ( bus) are at the corner go to Praça da Sé

11. They are pretty _______ ( woman) I think so.

12. The baiano's _______ (salesman ) are waiting for huge profit this year

13. Those _______ (house ) are next of my house

14. The _______ (child ) are in the garden

15. The _______ ( clock) are on the wall

16. The _______ ( orange) are on the desk

17. They are _______ (Frenchman )

18. The _______ (watch ) are of Walbert.

19. Salvador has three hundred and forty five _______ (church)

20. Cabula 6 has one _______ (church)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ARCADISMO - 106


O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século XVIII. O nome faz referência à Arcádia, região do sul da Grécia que, por sua vez, foi nomeada em referência ao semideus Arcas (filho de Zeus e Calisto).
Denota-se, logo de início, as referências à mitologia grega que perpassa o movimento.
Profundas mudanças no contexto histórico mundial caracterizam o período, tais como a ascenção do Iluminismo, que pressupunha o racionalismo, o progresso e as ciências. Na América do Norte, ocorre a Independência dos Estados Unidos, em 1776, abrindo caminho para vários movimentos de independência ao longo de toda a América, como foi o caso do Brasil, que prsenciou inúmeras revoluções e inconfidências até a chegada da Família Real em 1808.
O movimento tem características reformistas, pois seu intuito era o de dar novos ares às artes e ao ensino, aos hábitos e atitudes da época. A aristocracia em declínio viu sua riqueza esvair-se e dar lugar a uma nova organizaçõ econômica liderada pelo pensamento burguês.
Ao passo que os textos produzidos no período convencionado de Quinhentismo sofreram influência direta de Portugal e aqueles produzidos durante o Barroco, da cultura espanhola, os do Arcadismo, por sua vez, foram influenciados pela cultura francesa devido aos acontecimentos movidos pela burguesia que sacudiram toda a Europa (e o mundo Ocidental).

Segundo o crítico Alfredo Bosi em seu livro História Concisa da Literatura Brasileira (São Paulo: editora Cultrix, 2006) houve dois momentos do Arcadismo no Brasil:
a) poético: retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos, e valorização da natureza e da mitologia.
b) ideológico: influenciados pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.
Seus principais autores são Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama e Santa Rita Durão. No Brasil, o ano convencionado para o início do Arcadismo é 1768, quando houve a publicação de Obras, do poeta Claudio Manoel da Costa.

Arcádia Ultramarina
Trata-se de uma sociedade literária fundada na cidade de Vila Rica (MG), influenciada pela Arcádia italiana (fundad em 1690) e cujos membros adotavam pseudônimos, isto é, nomes artísticos, de pastores cantados na poesia grega ou latina. Por isso que alguns dos principais nomes do Arcadismo brasileiro publicavam suas obras com nomes inspirados na mitologia grega e romana.

Principais características
- inspiração nos modelos clássicos greco-latinos e renascentistas, como por exemplo, em O Uraguai (gênero épico), em Marília de Dirceu (gênero lírico) e em Cartas Chilenas (gênero satírico);
- influência da filosofia francesa;
- mitologia pagã como elemento estético;
- o bom selvagem, expressão do filósofo Jean-Jacques Rousseau, denota a pureza dos nativos da terra fazem menção à natureza e à busca pela vida simples, bucólica e pastoril;
- tensão entre o burguês culto, da cidade, contra a aristocracia;
- pastoralismo: poetas simples e humildes;
- bucolismo: busca pelos valores da natureza;
- nativismo: referências à terra e ao mundo natural;
- tom confessional;
- estado de espírito de espontaneidade dos sentimentos;
- exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

82- Exercicios QT/ Comparative and Superlative

Tag questions -exercícios


TAG QUESTION
1 Marque a alternativa que complete corretamente
a frase “Karen doesn’t study here, __________?”.
a) doesn’t she.
b) do she.
c) did she.
d) does she.


---------------------------------------------------------------------------------
2 Marque a alternativa que complete corretamente
a frase “You father lived in China, _________?”.
a) did he.
b) didn’t he.
c) don’t he.
d) does he.
---------------------------------------------------------------------------------
3 Marque a alternativa que complete corretamente
a frase “I’m happy, ____________?”.
a) aren’t you.
b) am I.
c) aren’t I.
d) am not I.
---------------------------------------------------------------------------------
4 Marque a alternativa que complete corretamente
a frase “Let’s not become sentimental, ______?”.
a) shall we.
b) let us.
c) will you.
d) won’t we.
---------------------------------------------------------------------------------
5 Marque a alternativa que complete corretamente
a frase “Do me a favor, _________?”.
a) will you.
b) don’t you.
c) are you.
d) isn’t it.
---------------------------------------------------------------------------------
6 Qual é a alternativa que emprega corretamente as
Question Tags?
a) She is a good student isn’t she?
b) I am a doctor, am I? 
c) Mary can swim well, can’t Mary? 
d) The bank was full of people, wasn’t it?


Fill in the correct form of the words in brackets (comparative or superlative).

1. My house is __________________(big) than yours.
2. This flower is ______________ (pretty)than that one.
3. Non-smokers usually live __________________(long) than smokers.
4. Who is the __________________(rich) woman on earth?
5. He was the __________________(clever) thief of all.
6. New York is __________________(big) Paris.
7. English milk is __________________(strong) French milk.
8. An elephant is __________________(heavy) a fly.
9. A Mini is __________________(cheap) a Jaguar.
10. Rugby is __________________(funny) than football.
11. Mary is the __________________ (pretty) of all.
12. Tom is the __________________ (tall) of class.
13. They are the __________________ (ugly) boys in the world.
14. Susan is __________________ (happy) than Bob. 

RECUPERAÇÃO PARALELA 1ºs ANOS- 2º TRIMESTRE

Queridos alunos, essa é uma parte da recuperação paralela do 2º Trimestre. Vocês devem traduzir este texto e colocar a tradução nos comentários ou me entregar em mãos na escola. Para os que preferirem me enviar por email, enviem para: melrosauro@yahoo.com.br.
Beijos, galerinha e vamos nos agilizar pois dezembro taí...


Carnival

Carnival in Brazil is a time to let your spirit fly. It is an illusion factory where you can be whoever you fantasize.
It is a season free from prejudice in which different races, beliefs and social classes mix in a popular demonstration of joy, pleasure, luxury and sensuality. A huge ritual filled with symbolism, moments of complete chaos and cultural disorder that contribute in a positive way to a world of peace.
All around the country, streets are busy, people are excited and the rhythm is spread. However, only Rio de Janeiro hosts “the biggest spectacle on Earth”, The Samba Schools´s Parade. It is a 2-day championship during which the 13 top schools show what they carefully prepared throughout the year. Thousands of artists, fashion designers, artisans, and volunteers work tirelessly for months.
The result of such effort seduces not only the jury but millions of Brazilians and foreign spectators that are either at the sambadrome or watching it live on TV. Glamourous handmade costumes, creative lyrics, melody, and choreographies, huge floats that cross the sambadrome on wheels, and the heart-beating of countless percussionists make the crowd go crazy.
The organization needed is amazing and counts points for the school´s score. So, orders are strictly followed but in an amusing manner. Helpers push the floats while dancing to the samba; school directors manage their sections while singing; those who wear the heaviest costumes smile happily; drummers with hut hands play even harder; and workers forget Brazil´s social gaps to party feeling fulfilled.
The poor and the rich, tourists and locals, straight and gay people come together in a scene of frenzy and harmony. The Afro-Brazilian women´s dancing skills leave all in awe. People sing and shake their bodies every time a school passes by, regardless of the one you cheer for. The schools do their best to be among the top five and guarantee their position in the ranking for next year´s Carnival.
If you think Rio´s carnival is over after the parade, think again. Samba City continues opening daily from noon to 8 pm. Every Monday and Thursday night the main attraction is the Cidadão Samba Showcase. Featuring over 80 samba stars from the top Samba Schools in town, Cidadão Samba dazzles the audience with the magic of samba with a journey from the classics of Tom Jobim and Dorival Caymmi to the latest hits from Sambadrome.
See you!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

QUINHENTISMO - LITERATURA - 106

Questões:

01. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:

a) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas).
b) Romances e contos dos primeiros colonizadores.
c) Poesia épica e prosa de ficção.
d) Obras de estilo clássico, renascentista.
e) Poemas românticos indianistas.

02.
A literatura de informação corresponde às obras:

a) barrocas;
b) arcádicas;
c) de jesuítas, cronistas e viajantes;
d) do Período Colonial em geral;
e) n.d.a.


03.
Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?

a) Observação do índio como um ser disposto à catequização.
b) Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical.
c) Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes.
d) Composição sob forma de diário de bordo.
e) Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições.


04.
(UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:

a) tem grande valor informativo;
b) marca nossa maturação clássica;
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
d) está a serviço do poder real;
e) tem fortes doses nacionalistas.


05.
A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:

a) determinada exclusivamente pelo seu caráter literário;
b) sobretudo documental;
c) caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus;
d) a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros;
e) n.d.a.


06.
Anchieta só não escreveu:

a) um dicionário ou gramática da língua tupi;
b) sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo;
c) poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi;
d) autos religiosos, à maneira do teatro medieval;
e) cartas, sermões, fragmentos históricos e informações.


07.
São características da poesia do Padre José de Anchieta:

a) a temática, visando a ensinar os jovens jesuítas chegados ao Brasil;
b) linguagem cômica, visando a divertir os índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas clássicos do século XVI;
c) temas vários, desenvolvidos sem qualquer preocupação pedagógica ou catequética;
d) função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente.
e)   n.d.a.

08.
(UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.


09.
(UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:

Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.

(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)


Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:

a) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa
Portuguesa e a Companhia de Jesus.

b) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.


c) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.


d) Os meninos índios são figura alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.


e) Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível.